JUNHO: Mês do Orgulho LGBT+ 2021

Postado: 1 jun 2021 | 0 comentários

O Mês do Orgulho LGBTQAI+ é comemorado em junho por causa da Revolta de Stonewall Inn, que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969 em Nova Iorque.

O enfrentamento aconteceu por membros da comunidade LGBTQAI+ contra uma invasão da polícia de Nova Iorque ao bar Stonewall, um dos poucos que recebiam pessoas LGBTQAI+ na década de 60.

As “batidas” policiais em bares gays eram rotina na década de 1960, mas as tensões entre a polícia de Nova York e os residentes homossexuais de Greenwich Village eram cada vez maiores e geraram diversos protestos na noite seguinte e, novamente, em várias noites posteriores.

Dentro de semanas, os moradores do bairro rapidamente organizaram grupos de ativistas para concentrar esforços no estabelecimento de lugares que gays e lésbicas pudessem frequentar sem medo de serem presos. ”

Um ano depois dos motins de Stonewall, em 28 de junho de 1970, as primeiras marchas do orgulho gay aconteceram, que originaram as Paradas LGBTQAI+ em todo o mundo.

Alguns filmes e documentários falam sobre a revolta.

Stonewall – Onde O Orgulho Começou – Globoplay

O filme é considerado problemático pois levou o protagonismo a um rapaz branco e cisgênero quando a as revoltas tiveram grande influencia de pessoas pretas e tansgênero.

Stonewall – Onde O Orgulho Começou.

https://globoplay.globo.com/stonewall-onde-o-orgulho-comecou/t/HrDKq8hPsm/

Já a TELECINEPLAY fez uma playlist do ORGULHO, que tem também Stonewall – Onde O Orgulho Começou.

Playlist do ORGULHO LGBTQI+.

Livro sobre Stonewall



Receba dicas e novidades

0 Comentários

Deixe o seu comentário!